sábado, 30 de maio de 2009

Espiã de quinta.

Abri a janela de maneira que sua abetura fosse tão minúscula que, se houvesse alguém pelo lado de dentro, com certeza não veria. E então comecei a obsevar.

Era um lugar bonito, aparentemente organizado. Com tudo no seu devido lugar. Flores pelos cantos, cheiro de lavanda pelo ar. Havia muitas, muitas pessoas mas estas se portavam de um modo que não tiravam a beleza nem o brilhantismo daquele espaço tão singular. Era a primeira vez que eu espiava aquele recinto. Comecei a reparar por algum tempo.

Observei que pela manhã sempre apareciam 2 adultos e uma criança. Um homem, uma mulher e um menino. Sempre felizes. Pelo decorrer do dia apareciam alguns jovens, rapazes e moças, alegres e falantes. Vez ou outra aparecia um rapaz que, pela sua forma tão galante, aparentava ser especial. À noite, antes que se apagassem as luzes, mais uma vez o homem, a mulher e o menino apareciam. Entretanto, com eles vinham também poucos dos jovens que surgiram pelo longo do dia, mais alguns outros que, ao que me parece, eram da família. Fui embora. Eu tinha afazeres e eu não poderia ficar ali espiando pelo resto da vida.

Após um longo tempo sem nunca mais ter ido àquele local tão peculiar, veio a mim uma vontade imensa e uma curiosidade sem fronteiras: resolvi voltar.

A janela dessa vez estava quebrada e, uma surpresa: o recinto estava uma bagunça. Algumas luzes quebradas, pouca gente andava por lá. Às vezes aconteciam algumas discussões, só uma coisa não mudava: o homem, a mulher, o menino e alguns poucos da família sempre visitavam à noite e iam embora ao apagar do restante das poucas luzes.

E vi que pouco a pouco algumas lâmpadas iam queimando e menos gente ia aparecendo por lá... O lugar estava ficando deplorável, cada vez mais desorganizado. O pior: sempre vinha alguém disposto a ajudar a bagunçá-lo.

Perceberam que eu estava lá à espreita, observando. A dona do lugar indagou-me, perguntando por que eu só permanecia distante e não entrava, pois ela estava precisando de uma mãozinha. Cheguei a conclusão, porém, que não iria adentrar e interferir. Iria esperar alguém pra me acompanhar, entrar lá comigo - e ajudar a organizar toda aquela confusão.

Triste mania a minha de viver espionando meu coração.


"Sem meu coração, o que posso fazer?"
Mount Wroclai, por Beirut.

"Do you need anybody? I need somebody to love."
With a little help from my friends
, por The Beatles.

"Ela veste branco quando é sexta feira,
com os pés descalços e os cabelos soltos..."

Diabo, por Manacá.

11 comentários:

  1. He! Fiquei tentando imaginar que diabos seria esse recinto e… SURPREEEESA!

    Poucos fazem isso comigo…


    Sua capacidade descritiva é invejável… really. Preciso eu disso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seus textos Vane!!! =D

    Parabéns mesmo como escreve.

    E qualquer dia quero te ver tocar seu violão e os outros instrumentos que já tocara. ;)

    Obs.: Por que deletou o último post?

    ResponderExcluir
  3. Uhu Foi meio Si Sente esse seu post

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto, Vanessa!
    Muito obrigado pelo comentário em meu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Li duas vezes. Na primeira eu estava curiosa imaginando o que seria. NÃO PENSEI NO CORAÇÃO! adorei. Na segunda, li já sabendo só pra ver as coisas por outro ângulo...

    Gostei muito. E crie coragem, garota! :)

    ResponderExcluir
  6. Brenna Suany9:33 PM

    Vaneeeessa,que texto permita-se a expressão PHUDEROSO!!
    Esse pra mim foi o melhor,gostei,gostei,gostei.

    ResponderExcluir
  7. "Triste mania a minha de viver espionando meu coração."

    Sabia. =x
    Sabia. =xxx
    Sabia....
    Permita-me tentar ajudá-la??
    '-'?

    ResponderExcluir
  8. Foi estranho ler seu comentário.
    Na verdade, o que eu escrevi não era sobre a minha mãe, o motivo de citá-la foi só a frase que ela dizia. A minha irritação era com o meu professor.
    Isso é engraçado e me fez pensar em literatura: existem mil teses para explicar o que os autores quiseram dizer e pode ser que, na verdade, eles nao quiseram dizer nada daquilo e as pessoas ficam se achando as inteligentes por interpretar, HAHAHA.


    Mas em todo caso, o que você falou é bem verdade e eu preciso ter mais paciência :~~

    ResponderExcluir
  9. Gabriel11:27 PM

    Eu realmente fiquei sem palavras quando li o texto. Eu me senti no começo do texto quando li a última linha(não sei se ficou claro o que eu quis dizer).

    Parabéns, escreves divinamente.

    ResponderExcluir
  10. Depois ler a última linha você fica 3 segundos imóvel.
    Grande surpresa!

    ResponderExcluir

Que achou? Opine!