terça-feira, 14 de julho de 2009

Sobre livros. Sob frio.

Um livro novo, com aquele cheirinho ótimo - característico dos novos - e, como se não bastasse, com páginas levemente amareladas. Não resisti.

Foi quando eu cansei de ler legendas que me veio a súbita, tentadora e irresistível ideia de embarcar numa boa história. Para ajudar, esse inverno seco e esse dia nublado e tenebroso. Não tem clima melhor. Tudo convergia para que eu começasse. O silêncio da minha casa, com seu 2º piso que parece que foi construído para transbordar um silêncio incrível, unido ao grande corredor com duas portas no fim; a cada minuto parece que o silêncio aumentava, não fosse pelo barulho do vento e a leve impressão de que o frio estava aumentando.

Com o tão belo livro - emprestado da prima - arrumei 2 travesseiros e uma almofada cuidadosamente no canto da cama. Levantei o edredom com leveza e me pus em baixo do mesmo. Antes disso, obviamente, havia me encarregado de deixar próximo a mim os óculos, um copo com água e o celular: tão próximos que eu não precisasse sair da cama para pegá-los, mas distante o possível para não derramar a água sobre a cama.

Olhei o rádio-relógio, passava um pouco das 2 da tarde. Comecei a ler. Estava tão concentrada que se quer notava o esforço do meu irmão para lograr atenção. A história estava ficando cada vez mais empolgante e eu só me mexia para mudar de posição. O copo d'água já estava seco e, ao olhar pela grande janela do meu ex-quarto, eu já podia notar o escuro e os tons róseos das nuvens. Já estava na 177ª página e decidi descansar um pouco a vista.

Ao tirar os óculos e olhar o rádio-relógio, notei que meus olhos estavam realmente exaustos. Só conseguia ver o borrão laranja, não consegui enxergar a hora. Lembrei do meu celular, ao meu lado, que não tocara sequer uma vez. Era 18:05. Havia sido demais. Três horas de filme pela manhã, quatro horas de livro à tarde. Cansei. Mais tarde continuo, só não sei o quê.

P.S. Eu geralmente não sigo modinhas, mas, não sei por que essa história me chamou tanto a atenção. Não é do meu costume ler esse tipo de história. Há sempre uma primeira vez nos esperando. É um bom livro. Acho que amanhã termino.




"... e eu percebi que me divertia com a solidão, em vez de me sentir solitária."
Crepúsculo


7 comentários:

  1. Também não gosto de best-seller, tenho até certa aversão, mas nessas férias também li um: A menina que roubava livros. Elogiado, emprestado.. não custava nada. Não adorei, mas gostei. Preconceito é ruim o de qualquer espécie, não leva a lugar nenhum. Pelo contrário, faz com que ficamos estagnados e eu quero me moveeer! Se sou contra preconceito com pessoas por que praticar com livros, né? Talvez eles até mereçam mais atenção do que as pessoas :x


    Ah, o diálogo que eu postei ontem é um trecho de um filme. O nome do texto é o nome do filme ;)

    ResponderExcluir
  2. o livro é mesmo muito bom...fazer o q,eu quando tava lendo,li ele em quase um dia só nao li de madrugada!!

    ResponderExcluir
  3. Sinto um cheiro de tesouro nessa atmosfera límpida… talvez um baú de piratas do caribe* esteja emanando esse odor característico de pessoas sensatas…

    _____
    P.S.: PORRA!** Amei esse texto. Que coisa mais envolvente… linda. Peço perdão — ao mesmo tempo em que admito —, por pensar que no fim estaria escrito Lennon, Churchil, […] CURY! [risos] no campo "nome do autor".
    _____

    *Nenhuma referência ao filme.
    **Não costumo escrever palavras consideradas desagradáveis, mas é uma merecida exceção.

    ResponderExcluir
  4. realmente não existe (na realidade existe, mas ainda assim é muito bom ^^) coisa melhor do que um bom livro num friozinho, só poderia melhorar se fosse numa rede, aí eu me acabava ^^


    Saudades suas Morena!!!

    :*

    ResponderExcluir
  5. Pare de pensar, garota!!! Você — você! — está nos privando de uma deliciosa satisfação, de um prazer incomensurável.

    Quer continuar carregando essa pesada culpa nas costas? Creio absurdamente que não. Então publique-os, deixe-nos embevecidos, imersos num prazer nirvânico.

    ***

    E… sabe. Eu realmente gostei do texto… adorei… — diria "amei", mas seria algo pungente, como se agulhas enferrujadas espetassem meu peito, onde desse ermo pulsante nada sairia.

    ResponderExcluir
  6. .dani5:16 PM

    ah, eu ja li esses livors, a serie toda. sao muito bons.

    esse texto foi o melhor que vi aqui - ate esse momento.

    muito, muito, muito bom.

    concordo com esse cara que comentou aí, o Marley.

    =]

    ResponderExcluir
  7. Parece que Crepúsculo consegue conquistar mesmo todos (as meninas, pelo menos) que leem.
    Ainda não li. quem sabe um dia.

    ResponderExcluir

Que achou? Opine!