segunda-feira, 26 de abril de 2010

Declamação. (ou Para Ser Plantado)

Plantar ideias
- arar as pretensões.
E colher o sentido
reresentado por elas.

Vislumbrar o tempo,
contemplar os frutos do tempo.
Degustar o sabor dos frutos do tempo
e atirar ao tempo o bagaço da pretensão.

Plantar esperança,
arar as sementes da esperança.
Esperar a chuva chegar para regar a esperança.
Pra que se colha a concretização.

À raso, à seco, à fundo:
pra que se colham
concretização,
frutos do tempo
sentidos.


- Plantar, colher... Não, eu digo: plantar, arar, esperar a chuva regar, e colher. Plantar, plantar. Mania estranha essa que a gente do sertão tem de querer estar sempre plantando e torcendo pra uma chuva chegar e regar aquilo que a gente quer - pra poder colher. Mas será possível?

"Quando o vento bate forte
que aspira o ar castigado,
estremece o pulmão da seca:
TEMPESTADE!"
Tempestade (A dança do trovão), por Cordel do Fogo Encantado

4 comentários:

  1. Acho que a parte de meu cérebro apreciadora de poemas tá com algum fuzível queimado.

    Sendo assim... Quanto a essa parte do nordestino ficar sempre esperando chuva... Acho que isso sá um texto sabia?

    ResponderExcluir
  2. q máximo... curti a referência a música do chico e do milton nascimento..

    abs grande, chica.

    ResponderExcluir
  3. Hola, chica... teclo-te agora só p agradecer o seu ultimo comentário no meu blog.. valeu mesmo... gracias, gracias...

    abraço grande e feliz final de semana ae.

    ResponderExcluir
  4. "Esperar a chuva chegar para regar a esperança."
    Nunca perder a esperança na esperança.

    ResponderExcluir

Que achou? Opine!